ECLESIASTES DO SÉCULO XXI – CAPÍTULO 01


A nossa face. Uma análise da vida cotidiana e a redes sociais.
1-    Que proveito tem o homem em suas postagens? Vaidade, quase tudo é vaidade. Um se conecta, outro se desconecta, mas suas postagens permanecem.
 

2-    Eu, pregador, fui usuário internet por muitos anos, e notei que muito do que acontece na vida digital é um perfeito retrato da vida real. Vi que muito do que não se poderia ser feito, no novo tempo se fez.
 

3-    Vi que embora os conceitos sejam individuais, há muitos valores que são coletivos, são tão intrínsecos ao ser humano que refletem  de forma latente em seus interesses digitais; suas curtidas demonstram quem é você.
 

4-    O torcedor não curte as postagens do time rival, bem como os da esquerda não compartilham as postagens dos da direita. O religioso por sua vez, não compartilha, mas não deixa de comentar um post que considera herético.
 

5-    Percebi que as pessoas gostam dos debates. Muitas delas nunca comentaram nem irão comentar, mas acabam lendo quase tudo que se posta em cada postagem, em cada assunto de seu interesse. 

6-    Aquilo que o homem nunca teve coragem de ler em uma revista ou jornal por causa  do título que não era de seu interesse acabou sendo lido e visto no Facebook, onde os títulos são secundários.


7-    Há muito que se pode ver na linha do tempo que não se pode ver na vida real. 


8-    Vi muitos compartilhamentos de promoções de veículos novos! Esses são os esperançosos, são de tamanha fé que chegam a ser supersticiosos digitais. Como é fácil identificar a ingenuidade pelo comportamento nas redes sociais.
 

9-    Vi os desatentos, aqueles que acabem escrevendo na linha do tempo recados mensagens que deviam ser escritos inbox. São como os que oram de pé nas reuniões falando se assuntos que deveriam ser falados no quarto, entre ele e Deus.
 

10-    Percebi ainda que de tudo que se pode curtir, nada se compara as curtidas pela vida! Experimente postar a foto do nascimento do seu filho e terás a prova disso.
 

11-    Nenhuma postagem pessoal supera a postagem que celebra a vida.
 

12-    Vi também que muitos que se dizem amigos sabem tudo do seu perfil. Fazem sempre uma visita para saber como anda sua vida, mas não se alegram quando veem você feliz. Curtir uma foto de sua alegria é um fardo muito pesado para tais amigos.
 

13-    Sobre tudo que se deve postar, guarde no seu coração.
 

14-    Delete as palavras estéreis, exclua os arquivos corrompidos, limpe a lixeira todos os 
dias, é bom a memória esteja pronta para algo novo.
 

15-    Filtrar os assuntos é um bom exercício para remir o tempo. Você já reparou quanto tempo você passa lendo coisas que não acrescentam nada, absolutamente nada em sua vida nas redes sociais?
 

16-    Talvez tenha sido proveitoso ler esse capítulo, ao menos lhe fez refletir. Compartilhe caso isso tenha acontecido contigo.
 

17-    Lembre-se: Seu reflexo está em seu perfil.



Em breve os próximos capítulos!


Comentários