A Fé


Olá meus amados irmãos!

É um privilégio poder estar escrevendo neste blog. Creio estar abençoando a vida de cada pessoa que lê este pequeno estudo.

Nos últimos dias, tenho visto muito pessoas falando sobre Fé. E, uma das coisas que tenho percebido é a falta de fundamento do que é Fé.

A palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, nos diz que: ¨Sem fé é impossível agradar a Deus¨ (HB. 11:6). Sendo assim, a maneira do homem entrar no Reino de Deus e receber todas as bênçãos espirituais reservadas pelo Pai, é através da Fé. Para conhecer os princípios operante da Fé, que é o modo de vida desejado por Deus para todos os seus filhos, é fundamental estar baseado nas escrituras.

Na Bíblia a palavra Fé é a palavra grega Pistis, que significa: firme convicção; convicção baseada no que se ouve. No dicionário de língua portuguesa, Fé é definida como: Crer, ter confiança, acreditar. Na bíblia, Fé é Definida no livro de Hebreus, que diz: ¨Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem¨.

Pronto temos aqui uma base do que é Fé. De fato, nós só vamos desfrutar de tudo quanto a Fé nos proporciona, conhecendo as sagradas escrituras. No livro de Oséias cap. 4 vers. 6 diz: O meu povo perece por falta de conhecimento. Conhecer as escrituras é fundamental para vivermos e andarmos em Fé. Sabendo que sem Fé é impossível agradar a Deus, pois todo aquele que se chegue até ele, creia que ele existe e é galardoador daqueles que o buscam. (Hb.11:6). A fé em Deus tem que estar fundamentada na sua palavra.

A Fé que o cristão possui e pratica em sua vida cotidiana é um dos quatro tipo de Fé que existe.

1 – A Fé Natural: é aquela que exercemos para termos convicções comuns, simples, como acreditar na existência dos átomos de oxigênio, que a terra é esférica, que há um piloto na cabine do avião, etc.

2 – A Fé Mental: é aquele tipo de Fé que concorda mentalmente que a palavra de Deus é a verdade, mas não tem ousadia de agir a altura do que crê. É uma concordância mental.

3 – A Fé do Coração: é a Fé que Deus repartiu a cada um dos que se tornam filhos de Deus pelo novo nascimento e a qual chamamos de ¨FÉ DO TIPO DE DEUS¨

4 – O Dom da Fé (ou Fé especial): é um dom espiritual ou uma manifestação do Espírito Santo em um dado momento específico, visando um fim proveitoso. (1 coríntios 12:9 – 11).

Todo homem tem um tipo de Fé. A Fé natural está inerente ao fato do homem conhecer e ter informações básicas e físicas de tudo que se cerca. Portanto para se assentar em uma poltrona é preciso ter Fé, ele acreditar que o assento vai resisti o teu peso.

Agora tem um problema no segundo tipo de Fé listado acima. Esse é o mais perigoso e confundido no meio cristão. Eu aceito que a palavra de Deus é a verdade, mas não me proponho a ficar firme e acreditar na realidade daquilo que está escrito. Sempre é levado a considerar os fatos que se vêm e das circunstâncias que se levantam no dia a dia, e não o que a palavra diz, independente.

A Fé do coração se baseia no novo nascimento. Pois através do novo nascimento Deus derrama uma medida de Fé em nossos corações.

Em Romanos 12.3 está escrito: 
"pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um¨. 
Em Rm 10.9: 
"Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. "
E ainda em Rm 10.10: 
"Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." 
Esse é o tipo de Fé que todo cristão possui e muitas vezes não sabe. A fé do tipo de Deus é baseado na palavra e não naquilo que os olhos podem ver e os sentidos sentir. No evangelho de Marcos, capitulo 11 e versículo 23 a bíblia diz: qualquer que disser a este monte e não duvidar em seu coração mas crer que se fará aquilo que se diz, assim será. Este é o tipo de Fé que temos se usufruímos dela ou não é um problema nosso. A Fé que independe do que se vemos, sentimos ou agimos.

Agora o quarto tipo de Fé, é um tipo que muitas vezes usamos o termo: Fé que ressuscita mortos. Esse tipo de Fé verdadeiramente nem todos os cristãos a possui. Verdadeiramente como está escrito em 1 Co 12:9: 
"a outro, no mesmo Espírito, a Fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar."
Há muito o que falar sobre Fé. Deus é um Deus de Fé. Se quisermos agradá-lo ou até mesmo receber algo da parte dele, é necessário Fé. Podemos obter e realizarmos grandes coisas através da Fé em Deus e do tipo de Deus.

Finalizo esse pequeno estudo com versículo do evangelho de João 8:32: 
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."
Para andarmos e crescermos em Fé e preciso conhecer as sagradas escrituras, pois: 
"E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." (Rm 10:17).
Seja um praticante da palavra.

Até a próxima.



Comentários